BEM VINDOS AO BLOG

AQUI VOCÊ VAI PODER ACOMPANHAR UM POUCO DA ROTINA DA ESCOLA

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Artigo: brincar é coisa seria

Brincar é coisa séria


Foi vendo os seus filhos e netos brincarem que estudiosos como Jean Piaget e Sigmund Freud desenvolveram teorias e conceitos acerca da infância que ajudaram – e ainda ajudam – a entender sobre o universo infantil e seu desenvolvimento. Não à toa. Brincar é uma das questões mais fundamentais da infância. Uma prática que deve ser estimulada pela família e pela escola. Brincar é muito importante para a criança, emocional, social e afetivamente. Ultimamente muitas crianças estão deixando o brincar de lado por conta das diversas atividades a que são submetidas”.

O excesso de atividades dirigidas durante a semana (esportes, línguas estrangeiras e outras atividades que preenchem a agenda da criança) e a necessidade de acompanhar os pais nos finais de semana em compromissos familiares não estão dando tempo adequado para que a criança possa brincar livremente. É brincando que a criança desenvolve as habilidades, a inteligência cognitiva e principalmente a capacidade de criar. Dentro desse universo, existem vários tipos de brincadeiras que contribuem para o desenvolvimento. Desde brincadeiras com sucatas, com peças desestruturadas escolhidas pelas crianças, até brincadeiras orientadas com jogos pedagógicos. O importante é que a criança sinta-se livre para criar, diz a psicanalista.

E engana-se quem pensa que a criança não está desenvolvendo conceitos enquanto brinca. Devemos lançar mão de vários conceitos educativos para trabalhar de forma lúdica com as crianças, ministrando oficinas de brinquedos de sucata e aproveitamento de material para trabalhar dificuldades psicomotoras, conteúdos disciplinares e até questões de comportamento. Primeiro, é preciso que a criança sinta-se à vontade para trabalhar com os diversos materiais que são oferecidos a ela. Materiais que podem ser encontrados no dia a dia, como caixas de leite, garrafas pet e outros recicláveis.

Nas oficinas, devemos oferecer diversos materiais para as crianças manusearem.Quando as crianças estão brincando, construindo brinquedos com as sucatas, várias questões podem ser trabalhadas, como as dificuldades em matemática, por exemplo, as crianças apresentam dificuldade de aprendizagem podem sanar esses obstáculos através da brincadeira. Sempre estimulando a contagem durante a brincadeira. Quando as crianças se dão conta, resolvem vários problemas brincando



Lucinete Ribeiro de O. Queiros Formada em Pedagogia

Iracema de Souza Rodrigues Formada em Letra, Espanhol e Literatura

Thelma Consolação Lima Formada em Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário